VOCÊ QUER SE TORNAR UM VELHO IDOSO?

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

Comemorou-se, no Brasil, nos últimos 15 anos, o dia Nacional do Idoso em 27 de setembro sem um verdadeiro consenso da escolha desse dia. A Política Nacional do Idoso foi estabelecida em 4 de Julho de 1996, pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso.

 

Sempre houve o desejo que a data nacional coincidisse com o dia festejado internacionalmente, em 1º de outubro, quando, segundo o calendário de celebrações especiais das Nações Unidas se comemora o Dia Internacional do Idoso, também desde o mesmo ano, para que sua abrangência fosse muito maior e assim o Brasil poderia se inserir nas comemorações e reivindicações mundiais.

Dispositivos constitucionais e medidas legais de proteção ao idoso surgiram no Brasil, como a Lei 8.842/1994 (Política Nacional do Idoso) e a Lei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso).

A partir da Lei nº 11.433 de 28 de Dezembro de 2006, assinada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fica instituído o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1º de Outubro de cada ano, coincidindo, assim com o dia Internacional.

                O Brasil era considerado uma nação de jovens, mas não o é mais. Caminhamos a passos largos para nos tornarmos o sexto país do mundo em número de pessoas com mais de 60 anos de idade – cerca de 20 milhões de brasileiros. O mesmo envelhecimento populacional ocorre em outros países. A ONU estabeleceu em 1991 os Princípios para as Pessoas Idosas, estimulando os governos a incluí-los em seus programas para assegurar dignidade a esses indivíduos.

                A Terceira Idade, como é classificada, começa no Brasil e nos países em desenvolvimento aos 60 anos. Nos países ricos e desenvolvidos, começa aos 65 anos. Não há uma idade certa para entrarmos na velhice, pois não é um simples número que vai nos dizer se somos idosos ou não. A Terceira Idade começando aos 60 aqui ou aos 65 lá, simplesmente é uma classificação legal.

                A expectativa de vida hoje no Brasil, segundo o IBGE é, em média para os homens, 68,5 anos, já as mulheres têm uma esperança de vida de 76,1 anos. E você? Você já é ou quer ser um idoso? Talvez muitos dos nossos jovens não pensem sobre isso, mas esse é único destino de todos, a menos que morram jovens, coisa que ninguém deseja.

                A palavra “idoso” vem da união da terminação “oso” tão comum à nossa língua, como por exemplo: gostoso, que significa cheio de gosto; ou gasoso, cheio de gás, com idade. Idoso é idade mais “oso”, portanto cheio de idade.(Não é “idadoso, mas idoso”)

                Na Bíblia encontramos a determinação Divina de se dar respeito, honra, atenção, dignidade e cuidado aos velhos: Levítico 19.32 Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião; e temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR. (NTBLH) “Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e as tratem com todo o respeito; e honrem a mim, o Deus de vocês. Eu sou o SENHOR”. 

  Nova Tradução na Linguagem de Hoje–

Jó 12:12 "Os velhos são sábios, pois a idade traz a compreensão”.  
Prov. 16:31 “Uma vida longa é a recompensa das pessoas honestas; os seus cabelos brancos são uma coroa de glória

Prov. 20:29 A beleza dos jovens está na sua força, e o enfeite dos velhos são os seus cabelos brancos”. 

                No Livro dos Salmos encontramos uma das mais deliciosas promessas de Deus para os que envelhecem: SALMOS 92.14: ‘Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes.’

                Por isso Deus deu a Josué ainda muita responsabilidade na sua velhice:- Josué 13:1” Quando Josué já estava bem velho, o SENHOR disse: - Você já está muito velho, e ainda há muita terra para ser conquistada”.

                Josué era um velho idoso. Não tenha medo de envelhecer. Não se preocupe quando alguém disser que você envelheceu, está velho ou use termos “adocicados” só para não falarem a palavra “VELHO”. Não se ofenda e não queira não ser velho. No entanto não seja ranzinza, rabugento, chato, pernóstico e irritante. Não viva reclamando das dores e da falta de atenção dos outros.

                Seja como Josué, que Deus chama de VELHO e ainda acrescenta que ele estava “MUITO” velho, mas dava-lhe uma missão, a de continuar na liderança do povo de Deus. Quando jovem Josué, foi  estagiário do velho Moisés, e aprendeu a envelhecer com sabedoria, disposição e humildade.

                Provecto, macróbio, ancião, coroa, idoso, terceira idade, experiente, aposentado, sênior, máster, veterano ou velho, não importa. O que importa é que só se torna velho quem vive e vive bem até envelhecer.

Seja um velho como Josué. Velho, feliz e cheio de vida e de anos de utilidade no serviço do Senhor.

Que Deus abençoe os velhos idosos.                               

      PASTOR PAULO ROBERTO

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

KZ Contratipos