A Graça

Siga-nos e curta-nos:
Pin Share

A Graça.

Primeiramente todas as relações de Deus com a humanidade  na época atual são baseadas na graça. Antes de mais nada Isso significa que Ele dispensa aos homens favor que eles não merecem.

Enquanto a palavra graça é encontrada 160 vezes nas Escrituras Sagradas. As três pessoas da divindade estão intimamente ligadas à graça. 1 Pd. 5:10 (PAI), Jo. 1:14 (FILHO), Hb. 10:29 (ESP. SANTO).

DEFINIÇÃO

1. Em primeiro lugar a graça é o amor demonstrado para com quem não é digno dele. Ex: Deus é amor, mas quando Ele outorga esse amor a pecadores e culpados, impuros e rebeldes, Ele está revelando graça.

2  O amor que olha para cima é adoração. O amor que se manifesta ao seu próprio nível, é afeição. O amor que desce para alcançar aos inferiores, que não pode dar nada em recompensa, é graça.

3  Por isso, Graça é Deus demonstrando tão somente amor e misericórdia, quando nós, seres humanos, merecíamos tão somente ira e castigo. Dessa forma, é Deus inclinando-se para nós em amor infinito como Ele o fez. Jo. 1:17a.

4  Portanto, Graça é Deus dando o que o Céu tem de melhor para salvar o que a terra tem de pior.

Não se pode confundir graça com obras.

Se o homem pudesse conseguir a salvação da sua alma, o perdão dos seus pecados, através de boas obras, então a salvação seria apenas uma recompensa. Rm. 4:4,5. Afinal, Deus não deve nada ao homem. Enfim a salvação que Ele oferece é puramente de graça. Portanto não depende de nada daquilo que tivermos feito. Mas depende sim, daquilo que Jesus Cristo fez.

Da mesma forma que não se deve confundir também com a lei. Assim como os homens não são salvos pela observância da lei, e, sim, pela graça.

–  A lei impõe uma tarefa a realizar, a graça fala de uma tarefa já realizada.

–  A lei diz: faze isto e viverás. A graça diz: vive, e então farás.

–  A lei diz: Amarás ao Senhor teu Deus. A graça diz que Deus amou ao mundo. Jo. 3:16,  e que nós O amamos porque Ele nos amou primeiro. 1 Jo. 4:19.

–  A lei condena mesmo os melhores, Rm. 3:19. A graça salva mesmo os piores. Rm. 3:24 Rm. 5:18-21.
–  A lei revela pecado Rm. 3:20. A graça revela salvação. Tt. 2:11-13.

–  A lei revela pecado Rm. 3:20. A graça revela salvação. Tt. 2:11-13.

–  A lei revela pecado Rm. 3:20. A graça revela salvação. Tt. 2:11-13.

A NECESSIDADE DA GRAÇA

Então o homem é um ser pecaminoso e rebelde contra Deus. Por outro lado Deus é um ser santo e não pode tolerar o pecado; o pecado tem de se punido. Por isso, Ele salva o pecador perdoando o seu pecado através da  obra, sacrifício e morte de Seu Filho Jesus Cristo.

Concluímos então que a graça traz grandes bênçãos para a vida do ser humano.

a)  Salvação: isto significa vida eterna com Deus.

b)  Justificação: Quer dizer que o salvo pela graça fica isento de qualquer culpa, visto que seus pecados são todos perdoados.

Zigomar de Oliveira Silva

Todas as categorias

A Graça. Curso de Bacharelado em Teologia e Curso para ser pastor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *